terça-feira, 7 de outubro de 2014

ENEM na sala de aula


Com o intuito motivar os professores para a preparação de seus alunos para as provas do Enem, a Gerência de Educação da SDR Campos Novos, promoveu nesta terça-feira, dia 24, um curso de formação dos professores da rede estadual de ensino, do ensino médio. O curso aconteceu na EEB Paulo Blasi.

Com a temática “Enem na sala de aula”, a capacitação, ministrada pela professora Simara Estima, assessora pedagógica da Editora Moderna, demonstrou desde a formulação das questões do Enem, até a forma de correção das questões, que diferente do vestibular, se dá medindo o nível de proficiência do aluno. “O Enem trabalha com a Teoria de Resposta ao Item, diferente do vestibular que tabula erros e acertos. Através disso, consegue medir seus competências e habilidades, ou seja, qual o nível de conhecimento do aluno e mais, ainda verificar quando a questão foi acertada por conhecimento ou quando foi por chute, por exemplo. Com isso é possível medir qual é o conhecimento do aluno e qual o nível dele”, disse a assessora.

Com a capacitação, os professores puderam perceber esse mecanismo e ainda foram incentivados a promover aos alunos problemáticas em sala de aula que utilizem de interpretação textual e a solução de situações problemas. De acordo com a gerente de educação, Patricia Tomazoni Pelentir essa mudança de temática na educação é muito importante. “Hoje temos diversas universidades públicas e particulares que já recebem os alunos provenientes do Enem, e a partir do próximo ano, inclusive a Universidade Federal de Santa Catarina também os receberão. Precisamos preparar nossos alunos para essas vagas.”, ressaltou.






Nenhum comentário:

Postar um comentário