sexta-feira, 30 de maio de 2014

Sapecada do Pinhão: A história da educação contada em festa


Campos Novos – O evento tradicional em Campos Novos, a Sapecada do Pinhão, promovida anualmente pela EEB Coronel Gasparino Zorzi está sendo realizada nesta sexta-feira, dia 30, em Campos Novos.
Em sua 8ª edição, a Festa traz o tema à história da educação em Campos Novos, já que diversas instituições de ensino comemoram décadas neste ano de 2014. Entre as homenageadas, além da EEB Gasparino Zorzi, que completa nesta no o seu jubileu de ouro, completando 50 anos, ainda estão a EEB Paulo Blasi, a maior e mais antiga unidade escolar de ensino em Campos Novos, que completou 80 anos, o Colégio Auxiliadora, que completa 60 anos, a Escola Municipal Santa Júlia Biliard, que completa 45 anos e ainda o Centro Educacional Potencial, que completou 30 anos de fundação.
Desde a manhã desta sexta que as festividades seguem a todo vapor. A abertura da festa ocorreu as 08h30 com a presença de diversas autoridades municipais e regionais seguida do descerramento da placa comemorativa do jubileu de ouro da escola e da sapeca de pinhão na grimpa, que traz na cultura o nome da festa.
Segundo o Secretário de Desenvolvimento Regional de Campos Novos, que representou o Governador do Estado no evento, Vilibaldo Erich Schmid a Sapecada traz anualmente além de descontração e festa, com a iguaria que é típica da região, o pinhão, cultura a todos os frequentadores do evento, já que trata de temas pertinentes e do cotidiano. “Projetos como esse estimulam a produção de conhecimento e motivam os alunos. A Sapecada do Pinhão já é referencia na região, já faz parte do calendário cultural de Campos Novos.”, ressaltou.
A gerente de educação da 8ª Regional, Patrícia Tomazoni Pelentir também engrandeceu a iniciativa que é primordial para difundir a educação e fazer com que as práticas educacionais transponham a sala de aula. “É primordial para a educação que os alunos tenham contato com projetos como esse, que resgatam a história da própria educação e demonstram a marca que àqueles que nos antecederam deixaram”, explicou.
A diretora da EEB Gasparino Zorzi, Marilza Dall Olglio salientou que a Sapecada só é possível devido ao envolvimento de toda a comunidade escolar, em especial aos professores e alunos que não medem esforços para que a festa seja realizada. “Essa é uma festa fruto do esforço de todos os integrantes da comunidade escolar e que acontece ainda com a ajuda primordial da iniciativa privada e dos órgãos públicos que nos apoiam através de patrocínio, e com isso, fazem com que todo este projeto aconteça.”, explicou Marilza que salientou ainda que a educação se faz assim, com a união de boas ideias e de pessoas de bem.
A solenidade contou ainda com o apoio de instituições de ensino municipais e da Fundação Cultural de Campos Novos, que através de seus professores e alunos abrilhantou o momento com apresentações de musica e teatro.
Durante a tarde foi à vez das escolas participantes trazerem suas apresentações culturais e que resgatam a historia para os presentes. Apresentações de grupos musicais da região também farão a programação se estender noite a dentro, tudo isso, regado a bons pratos típicos a base de pinhão e muita animação. 
Texto: Camila Bebber Gomes
Assessora de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário